quinta-feira, 5 de julho de 2007

Programação do mês de JULHO

Ensaio de um Crime
(Ensayo De Un Crimen, MEX - 1955, 90 min.)

Diretor:
Luis Buñuel
Elenco:
Ernesto Alonso, Miroslava Stern, Rita Macedo.

Sinopse: Conheça, em flashback, a fascinante história de Archibaldo de La Cruz, que confessa ser um serial killer. Em um interrogatório, conta à polícia reminiscências de sua vida, inclusive a origem de sua obsessão por mulheres. Mesclando suspense, psicanálise freudiana e humor negro, Ensaio de um Crime é uma pequena obra-prima cultuada por cinéfilos de todo o mundo, como o cineasta Pedro Almodóvar, que citou o filme em Carne Trêmula, e o crítico André Bazin.


Elefante
(Elephant, EUA - 2003, 81 min.)

Diretor:
Gus Van Sant
Elenco: Alex Frost, Eric Deulen, John Robinson, Jordan Taylor, Carrie Finklea.

Sinopse: O filme mostra um grupo de adolescentes em um dia comum numa escola de Portland, nos Estados Unidos: trabalhos de classe, educação física, fofocas e encontros de amigos. Para cada um dos estudantes que conhecemos, a escola secundária tem significados diferentes: estimulante, agradável, solitária, difícil. Até que um fato extremamente violento acontece, semelhante ao ocorrido em Columbine.
Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2003.


Nostalgia
(Nostalghia, ITA/RUS - 1983, 121 min.)

Diretor: Andrei Tarkovski
Elenco: Oleg Yankovsky, Erland Josephson, Domiziana Giordano, Patrizia Terreno, Laura De Marchi, Delia Boccardo, Milena Vukotic

Sinopse: Jornada mística do poeta russo Andrei Gorchakov à Itália em busca de um novo modo de vida. Depois de 3 meses viajando em companhia de Eugenia, uma atriz italiana, chegam a um pequeno vilarejo ao norte da Itália. Frustrado e deprimido por ainda não ter encontrado seu caminho, Gorchakov mergulha em seu passado, isolando-se em impenetrável silêncio. Mas ao encontrar Domenico (Erland Josephson), um velho lunático, assim chamado por seu estranho e solitário modo de viver, ele consegue compreender sua angústia e o segredo de sua própria Nostalgia.
Vencedor de 2 prêmios em Cannes.

Nenhum comentário: