terça-feira, 19 de agosto de 2008

Pai e Filha

(Banshun, Japão, 1949)



Dia 26 de agosto, às 19h30
Casa de Cultura da UFJF
Av. Rio Branco, 3372

Direção: Yasujiro Ozu
Roteiro: ?
Gênero: Drama
Duração: 108 minutos

Sinopse:

Somiya é um velho professor viúvo que pensa em casar sua jovem filha Noriko que, de acordo com a sociedade, está na idade de casar. Mas Noriko não quer casar para poder ficar cuidando do pai. Somiya então finge estar se casando novamente para que a filha não tenha culpa de se casar.

Elenco: Chishu Ryu, Setsuko Hara, Yumeji Tsukioka, Haruko Sugimura, Kuniko Miyake

Comentários:

Um dos filmes mais conhecidos no Ocidente do mestre Ozu (1903-1963) é também um dos mais fortemente ligados ao espírito nipônico de respeito aos pais idosos.

Utilizando seu lendário estilo minimalista, com a câmera baixa e quase sempre imóvel em planos repetitivos e despretensiosos, Ozu narra com singeleza o pequeno drama familiar que gira em torno da resistência da filha de um velho professor viúvo a se casar, o que significaria obrigar o pai a reaprender a viver só, quebrando o forte vínculo entre eles.

Tudo é construído em pequena escala, sem grandes lances nem detalhamento, e sequer insinuações de conflito entre gerações ou entre tradição e modernidade - a filha é a mais conservadora, a ponto de reprovar que viúvos se casem outra vez.

É essencialmente um elogio ao amor e à compreensão mútua entre pai e filha. O filme muito cresce graças ao óbvio carinho de Ozu por seus personagens: pessoas simples e comuns cuja universalidade ele reforça através de sua narrativa direta e sem artifícios.

Rubens Ewald Filho

Nenhum comentário: